sábado, 15 de junho de 2013

O que é Root no Android

o que é root no android



Root! Para os usuários de linux essa palavra não é tão desconhecida assim, na verdade é até bem comum. O Android como já é bem sabido por todos, é baseado no Linux, então algumas de suas funcionalidades foram transferidas para o sistema operacional do smartphone nosso de cada dia. Mas para algumas pessoas essa palavra soa completamente desconhecida, como se fosse proeminente de uma língua antiga de um planeta abandonado que está a milhões de anos/luz da terra. E é para essas pessoas que eu dedico esta publicação.


O que quer dizer Root?

Root significar raiz, tanto é que alguns traduzem “rootagem” como “enraizamento“. Em termos computacionais que dizer “ter acesso completo ao sistema” ou seja, um usuário com acesso Root pode modificar o sistema sem nenhuma restrição, mesmo que isso comprometa o bom funcionamento ou até mesmo deixe-o inoperável. O super usuário geralmente é utilizado quando queremos fazer alguma configuração que requer um conhecimento mais técnico do sistema, quer dizer, uma modificação passível de deixar o sistema vulnerável a ataques externos ou a inutilização do mesmo.
No Linux era preciso de uma senha criada quando o SO estava sendo instalado, no Android as coisas são um pouco mais complicadas porque você vai ter que fazer uma alteração no sistema para que ele possa ser usado com uma conta de super usuário.

Por que fazer Root no celular?

Bom… eu poderia fazer uma lista com vários motivos pelo qual se deveria fazer Root, mas vou ser um pouco menos persuasivo. Algumas aplicações precisam de acesso super usuário para funcionar corretamente, entre elas estão gerenciadores de aplicativos que possibilitam desinstalar qualquer programa do seu dispositivo, incluído aqueles das operadoras que não servem pra nada a não ser ocupar o precioso espaço da memória interna do seu telefone. Outro motivo para se fazer Root no Android seria a possibilidade de instalar Roms customizadas, que aumentam o desempenho, ou usam recursos que a atual Rom não usa, e ter em mãos um celular mais funcional. Eu poderia continuar aqui com a lista, mas são tantos os motivos que o texto ficaria enorme.
De fato, existe uma grande diferença entre um celular rootado e outro não rootado. Um aparelho que não conta com essa ferramenta poderosíssima habilitada acaba por não usar todas as potencialidades ou então usar apenas parte dela. Por outro lado um celular que passou por um processo de rootagem permite que você faça praticamente tudo até mesmo overclock, para aumentar a desempenho do processador ou downclock, para economizar bateria.
Percebeu? Mesmo eu tentado não ser não tão convincente, Rootar o aparelho parece algo até bastante atraente. É como ter um celular bloqueado ou com milhares de restrições. Você fica louco para libertá-lo de uma vez.

Está tentado a Rootar?

As pessoas mais questionadoras podem se perguntar, por que ele já não vem de fábrica com essa função habilitada? A resposta, ou pelo menos parte dela, foi dada no começo. O usuário comum não entende muito bem pra que serve essa ferramenta poderosíssima e pode acabar danificando seriamente o celular, então é melhor deixá-la acessível apenas às pessoas entendidas.
Algumas outras dúvidas circundam a cabeça dos candidatos a Root, entre elas estão: Eu perco a garantia do celular se fizer root? E se eu me arrepender, posso deixar como era antes? Eu posso quebrar o celular? As respectivas respostas são: O fato de rootar o seu Android não implica diretamente na perca de garantia, até porque dentro do próprio Android existe a opção “restaurar padrões de fábrica” e isso deixa o seu celular novinho em folha, como se estivesse acabado de sair da fábrica, e é claro sem o Root, mas se você danificar o aparelho enquanto tentava rootar ou danificou usando os privilégio do super usuário, aí sim a coisa complica e você perde a garantia.

Ok, eu entendo os riscos, mas quero rootar o meu aparelho

Se você se interessou em fazer Root fique sabendo que para cada dispositivo e versão do Android existe uma forma diferente de fazer. O que eu recomendo é que pesquise antes de tentar qualquer alteração. Um passo mal feito pode danificar o seu aparelho. Preste bastante atenção antes de realizar as etapas e fique ligado se o tutorial é claro o bastante para continuar. Outra coisa que eu gostaria de dizer é que se você não usar a maioria dos recursos do seu celular e meche nele basicamente para realizar chamadas, mandar mensagens, acessa a internet e vez ou outra instalar alguns aplicativos, não vejo necessidade de fazer Root. Para todos os outros casos o Root é, acredito eu,essencial. Só para lembrar, quando você roota o celular é como se estivesse deixando-o disponivel para uma serie de funcionalidades novas que só fica acessível quando se tem acesso total do sistema. E então, proto para libertar o seu Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário